quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Visita de estudo 4º ano



                Museu Romântico
Por fora é uma casa normal
Mas lá dentro tem muito para dar.
É o Museu Romântico
Cuja história vamos sempre guardar. 

 Palácio da Bolsa
No Palácio muita gente dançou.
Era um sítio de muita riqueza
Muita gente encantou.

 Igreja de S. Francisco
Nesta igreja muita coisa aconteceu
Quiseram roubá-la e queimá-la.
Houve ouro que desapareceu
Mas agora todos queremos estimá-la!

Sé Catedral
Duas torres muito altas
Lá no cimo da cidade
É a Sé Catedral do Porto
Que gostamos muito de verdade.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Campanha Missionária 2013





(“Books for all”)

Informações sobre a região

A África do Sul (oficialmente, República da África do Sul) é o país mais meridional do continente africano. O seu litoral estende-se por mais de 2 798 km e é banhado pelos oceanos Atlântico e Índico. A África do Sul limita-se ao norte com a Namíbia, Botsuana e Zimbabwe, e ao leste com Moçambique e Suazilândia, e o Reino do Lesoto é um enclave independente cercado pelo território sul-africano. O país possui três capitais: Pretória, Cidade do Cabo e Bloemfontein.

A África do Sul é famosa por sua diversidade cultural, linguística e religiosa, com onze línguas oficiais reconhecidas na constituição. O inglês é o idioma mais falado na vida pública oficial e comercial, embora seja apenas a quinta língua doméstica mais falada. O país é etnicamente diversificado, com as maiores comunidades caucasianas, indianas e mestiças da África. Embora 79,6% da população seja negra, esta categoria não é nem linguisticamente, nem culturalmente homogênea, pois seus integrantes falam línguas bantu diferentes, das quais nove são oficialmente reconhecidas. Em 2007, a população da África do Sul era estimada em 47,9 milhões de habitantes.

O sistema de segregação racial (apartheid) começou a ser desmontado em 1990, de modo que a primeira eleição democrática da África do Sul, em 1994, levou ao poder Nelson Mandela e o partido do Congresso Nacional Africano.

A província do Limpopo foi formada em 1994 na África do Sul com a região nordeste da anterior província do Transvaal. Faz fronteiras com o Zimbabwe, a norte (através do rio Limpopo, do qual tirou o nome), Moçambique, a leste e com as províncias do Mpumalanga, Gauteng e Noroeste, a sul. A sua capital é a cidade de Polokwane (anteriormente chamada Pietersburg).

Vasco da Gama foi o primeiro europeu a avistar o rio Limpopo, quando ancorou no desembarque em 1498 a caminho da Índia.                                          (fonte: adaptado de https://pt.wikipedia.org )

 As províncias onde as FMA estão em África

No dia 8 de Dezembro de 1893 as primeiras Filhas de Maria Auxiliadora chegam em terra africana, na Algéria, a Mers-el-Kebir, onde foram precedidas dois anos pelos salesianos que tinham aberto ali uma casa. Numa grande pobreza abriram o oratório que acolheu imediatamente as meninas e as jovens da região, abriram uma sala de costura e se dedicaram à catequese e às obras paroquiais. Atualmente em África, há 9 Províncias Religiosas (As Províncias são regiões que podem ou não coincidir com um país ou mais) que compreendem 24 nações.


 

No início, as Irmãs da África do Sul e Lesoto dependiam da província irlandesa, mas depois separaram-se e juntar-se a uma nação africana. As obras dos inícios foram: escola primária, primária, secundária e superior, promoção da mulher e das meninas em situação de risco.

Sobre a nossa presença em Malamulele, no Limpopo, e o projeto que este ano queremos abraçar – “Books for all”.

 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Campanha «Partilhar é Urgente!»



Agradecemos a todos os alunos e suas famílias que participaram nesta campanha: aos que ofereceram produtos alimentares, aos responsáveis dos estabelecimentos que aderiram, aos voluntários que promoveram e fizeram a recolha e aos que participaram na contagem.
Ao todo foram recolhidos cerca de 1.500 kg de produtos alimentares (Arroz, Açúcar, Azeite; Bolachas, Cereais, Conservas, Farinha, Feijão/Grão, Leite, Massa, Óleo, Salsichas e Outros) que foram entregues às Conferências Vicentinas de Arcozelo e do Divino Salvador de Valadares, sendo depois canalizados para as famílias mais carenciadas das freguesias.
A campanha chega assim ao fim, mas a necessidade de partilhar continua. Com diz o ditado “Quem dá aos pobres, empresta a Deus”, que Ele recompense cada um da forma que mais necessitar.
Bem hajam!